A Secretaria Municipal de Saúde colocou em prática o Programa Medicamentos em Casa. A iniciativa é fruto de um projeto de lei do vereador Ronnie Barbosa, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado no ano passado.
Como o nome já sugere, o programa consiste na entrega de medicamentos de uso contínuo diretamente na casa do público contemplado. Uma novidade adaptada à lei, que não estava prevista no projeto original, é a assistência farmacêutica aos pacientes, através de um acompanhamento periódico de farmacêuticos da rede pública.
Para colocar o programa em funcionamento, a Secretaria de Saúde realizou um cadastramento de pacientes que atendem aos critérios para receber os remédios em casa. Mais de 300 pessoas de diferentes regiões da cidade foram cadastradas. O secretário Wagner Magesty comemorou o início de mais este projeto, informando qual público está sendo beneficiado.
Ainda segundo Magesty, para executar o programa foi necessário elaborar um protocolo de atendimento, que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Pela lei, a periodicidade da entrega será preferencialmente mensal, devendo sempre atender aos requisitos da quantidade necessária de medicamentos sem que se interrompa o tratamento, bem como observar o prazo de validade do medicamento a ser utilizado.
Outras informações sobre o Programa Medicamentos em Casa podem ser obtidas nas UBS’s ou pelo telefone da secretaria Municipal de Saúde, no 37/ 3233-5800.
Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.