Instituições de saúde, tanto da rede pública como privada, estão fortalecendo a campanha de prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. Há vários anos que este mês faz parte do calendário de datas lembradas para fortalecimento da consciência popular.
O câncer de mama é um dos que mais matam no mundo e a prevenção é a melhor forma de proteção das mulheres. O perigo existe e é grande, segundo os números oficiais.
Estima-se que, neste ano, mais de 73 mil novos casos de câncer de mama serão registrados, sendo 7.670 em Minas Gerais, segundo projeção do Instituto Nacional de Câncer.
No Estado, a cada seis horas uma mineira perde a batalha contra o câncer de mama, sendo que a doença já matou quase mil pessoas só neste ano. Em Minas, o câncer é a primeira causa de óbito entre as mulheres. O tumor é raro em mulheres jovens e a incidência aumenta com a idade, principalmente a partir dos 50 anos.
Outro dado que fortalece a importância da prevenção, é que existem 95% de chances de cura quando a doença é detectada, por isso o autoexame é imprescindível. Homens também podem desenvolver a doença, mas representam apenas 1% das notificações.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.