A rotina corrida e, muitas vezes, estressante, leva as pessoas a adotarem hábitos de vida nada saudáveis. Consumo de alimentos industrializados, noites mal dormidas, falta de atividade física, entre outras situações, estão muito presentes no dia a dia, aumento o risco do surgimento de doenças graves, especialmente relacionadas ao coração.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes por doenças cardiovasculares são provocadas por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). E boa parte desses problemas pode ser prevenido com mudanças de comportamento.
O Jornal da Manhã falou do assunto com José Salvador Barbosa Filho, farmacêutico clínico e ortomolecular. E ele esclareceu que para se ter um hábito de vida saudável não é preciso atitudes extremistas ou o gasto de muito dinheiro com produtos e tratamentos inovadores. Bastam ações simples na rotina como, por exemplo, cortar o excesso de açúcar, sódio, bebidas alcoólicas e do cigarro.
Especialista na prática ortomolecular, José Salvador ressalta que muito da nossa saúde passa pelo que comemos, portanto, a primeira mudança deve começar pelo cardápio do dia a dia. Ele também recomenda outros hábitos saudáveis, destacando uma boa noite de sono.
Outra dica do farmacêutico ortomolecular é cuidar da saúde mental. Condições como raiva, tristeza, ansiedade e estresse em excesso são fatores de risco para doenças cardiovasculares.
José Salvador diz, ainda, que a mudança no estilo de vida não é fácil e demanda muita paciência do indivíduo, pois os resultados não são sentidos de uma noite para outra.
Foto: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.