A Prefeitura de São José da Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nota para alertar a população sobre o crescimento acelerado dos casos de covid-19 nos últimos dias. A nota orienta as pessoas a reforçarem a prevenção, com uso de máscaras para casos suspeitos e confirmados, higienização frequente das mãos e o distanciamento social.
A prefeitura também recomenda às pessoas em atraso com a vacinação que atualizem a caderneta o quanto antes. A nota termina com a afirmação de que a Secretaria de Saúde está empenhada em tomar todas as medidas necessárias para a proteção da saúde e da segurança de todos.
Várias prefeituras mineiras também estão alertando os cidadãos sobre a rápida propagação do vírus. Muitas delas, inclusive, já avaliam a possibilidade de adotar medidas como em Santa Luzia, que tornou obrigatório novamente o uso de máscaras em determinadas situações, especialmente nas unidades de saúde.
O risco de uma evolução maior dos casos de covid também tem preocupado muitas pessoas em Pará de Minas. E o medo aumentou com a divulgação dos casos positivos que, no mês de outubro, deram um salto de 185% em relação ao mês anterior. As informações constam no Painel Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.
O aumento expressivo de casos pode ter relação com a circulação da Éris, subvariante da Ômicron, mas isso não foi confirmado pelas autoridades de saúde. Ainda assim a notícia deixou muita gente preocupada, levando várias pessoas a retomar algumas ações preventivas, caso do álcool em gel para higienização das mãos e o uso das máscaras.
Dona Berenice Diniz, moradora de Limas do Pará é uma dessas pessoas. Ela já teve covid mesmo depois de cumprir todo o esquema vacinal e voltou a usar a máscara, principalmente no transporte coletivo e nas áreas com aglomeração:
Segundo os especialistas a variante Éris, embora tenha alta transmissibilidade, resulta em casos mais leves da doença. Mesmo assim, a vacinação continua sendo a melhor ferramenta de combate à doença.
Por isso, as doses continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, gratuitamente. Quem não tiver certeza se está com a imunização em dia, deve procurar uma UBS, levando o cartão de vacinas e um documento de identificação.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.