Os candidatos do Enem em Itaúna se preparam para o segundo domingo de provas com uma confiança a mais. É que a cidade está entre as dez do país com melhor aproveitamento pela nota média no exame. O levantamento foi feito pelo Centro de Liderança Pública e Itaúna ocupa a nona posição nacional, com 602 pontos. O ranking foi apresentado com base nos indicadores de nota média nas últimas cinco provas do Enem.
O prefeito Neider Moreira ficou muito satisfeito com a informação, afirmando que os itaunenses estão no caminho certo. Ele ressaltou que a educação é um fator transformador na vida do cidadão, motivo pelo qual os municípios precisam investir nas crianças para que elas sejam o futuro promissor de amanhã.
Neider também comentou a boa expectativa em relação ao desempenho dos estudantes de Itaúna no Enem deste ano. Houve 1.370 inscrições, número que representa a terceira colocação na região. O município só perde para Divinópolis, com 5.266 inscrições, e Pará de Minas, com 1.953.
O desafio dos candidatos agora é com as provas de matemática e ciências da natureza. Neste domingo ele deverão responder, no prazo de cinco horas, 90 questões objetivas.
Revisão e descanso podem ajudar os estudantes a estarem mais preparados e mais seguros nas provas.
Os professores destacam três pontos importantes: focar nos conteúdos mais recorrentes nos anos anteriores, chegar na prova com uma estratégia definida, sabendo quais questões responder primeiro, e avaliar o que deu certo e deu errado no primeiro dia, principalmente em relação ao controle do tempo.
O aluno vai encontrar questões que exigem o conceito das grandezas e fenômenos físicos, assim como as que exploram o raciocínio matemático para modelar uma situação-problema.
Outro segredo para lidar com a ansiedade nesta reta final é manter a mente saudável, se preparando bem para não ser surpreendido antes ou durante o exame.
Detalhes também fazem muita diferença, daí a recomendação dos especialistas com canetas esferográficas transparentes, lanches leves e documentação.
Foto: ReproduçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.