Neste 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial e Nacional do Diabetes. A data foi instituída há mais de 30 anos para reforçar a conscientização sobre a doença e evidenciar a importância da prevenção. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
Isso sem contar os que ainda não sabem que já são diabéticos devido à falta do hábito de buscar atendimento médico preventivo. Esses pacientes acabam comprometendo a saúde ao não tomar as medidas necessárias para o controle da doença. Infelizmente o resultado deste descontrole é o pior possível, passando por situações de amputação de membros e até mesmo a morte. Em 2021 mais de 214 mil brasileiros morreram por complicações de diabetes.
E os números não param de crescer. Estima-se que, até 2045, uma em cada oito pessoas terá diabetes no mundo. Isso quer dizer que daqui a 22 anos, serão mais de 780 milhões de pessoas diabéticas. Na tentativa de evitar que essa marca seja alcançada e que cada vez menos pessoas sofram as consequências, especialistas aconselham a adoção de hábitos saudáveis.
A realização de atividade física com frequência e a alimentação adequada e saudável são grandes aliadas no controle e na prevenção de diversas doenças crônicas, entre elas o diabetes. A testagem de glicemia também deve ser uma ação regular. Somente a partir de um diagnóstico precoce é possível iniciar um tratamento eficaz e um controle da glicose que possibilite ao paciente saúde e qualidade de vida.
Estas e outras dicas importantes têm sido amplamente divulgadas desde ontem pela Associação dos Diabéticos de Pará de Minas (Assodipam), no bairro Dom Bosco. Inclusive, neste momento, a entidade promove a prática de Lu Jong. Em seguida, haverá uma palestra com o tema ‘Enfermagem e o Diabetes’ e depois uma dinâmica conduzida pela podóloga Lídia Guaraciaba.
A programação também contará com sorteio de brindes e aferição gratuita de pressão arterial e glicose. A Assodipam fica na rua Geraldo Antônio dos Santos, 87, no bairro Dom Bosco. Outras informações pelo telefone 37/ 99663 7018.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.