A pouco mais de dez meses para as próximas eleições, que vão definir as futuras administrações municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para reforçar o combate às fake news.
O objetivo da parceria é conseguir, com agilidade, a derrubada de sites identificados como propagadores das notícias falsas. Com o acordo, o processo de retirada de uma página do ar, que até então dependia da comunicação de um oficial de justiça, passará a ter um novo tratamento.
Agora, bastará ao TSE informar a decisão diretamente à Anatel, virtualmente, para que a agência suspenda o site que estiver prejudicando o processo eleitoral com a propagação de fake news.
Uma das preocupações do TSE é com o uso da inteligência artificial por parte das chamadas “milícias digitais”. O recurso foi bastante utilizado nas eleições presidenciais da Argentina, onde milhares de imagens foram geradas artificialmente para atacar e favorecer os dois principais candidatos.
De acordo com o TSE, se comprovado que o candidato utilizou a inteligência artificial para desvirtuar a vontade do eleitor e ganhar as eleições, ele terá o registro e o mandato cassados e ficará inelegível.
Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.