Os primeiros agendamentos de vistoria veicular nas empresas privadas de Pará de Minas já foram realizados. A novidade, que se estende a 170 municípios mineiros, atende uma antiga reivindicação de despachantes e proprietários de agências, com a promessa de agilizar o processo de transferência dos veículos.
Pará de Minas teve seis Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) autorizadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran. São elas: Triângulo Vistorias Automotivas Pará de Minas, Pedro Henrique Caixeta Ferreira, Centro de Vistoria Veicular Palhares, Inspecionar Veículos, Ralf Vistoria Veicular e Vistoria Silva Abreu.
O Delegado Regional da Polícia Civil, Carlos Henrique Gomes Bueno, destacou que o repasse das inspeções para a iniciativa privada tem grande relevância no município diante do alto número de veículos registrados na cidade. As consequências serão sentidas pelos cidadãos e policiais civis.
O delegado ainda explicou como ficará a situação das marcações já feitas na Ciretran, órgão mais conhecido como Delegacia de Trânsito.
Com o repasse do serviço para a iniciativa privada, haverá algumas mudanças no processo de agendamento. O primeiro passo para o cidadão é solicitar o serviço desejado no site transito.mg.gov.br, preenchendo o formulário eletrônico. Depois desse passo, será gerado um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor de R$ 130,96. A taxa será repassada ao Estado.
Após realizar o pagamento, basta solicitar o agendamento da vistoria na mesma plataforma, clicando na aba "Veículos". O sistema de distribuição randômico irá direcionar o cidadão a uma ECV, apresentando opções de dias e horários para a marcação. A inspeção, avaliada em R$ 115,85, será paga diretamente à empresa.
Para o ano que vem, Pará de Minas pode ganhar mais cinco empresas credenciadas, que estão passando por processo de análise junto à Coordenadoria de Gestão de Trânsito.
Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas e PCMG/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.