Novidade na área da saúde. Após oito anos, o único medicamento pediátrico para o tratamento da doença de Chagas no Brasil voltou a ser fornecido na rede pública. Trata-se do antiparasitário benznidazol 12,5 mg.
Até então, o fármaco só estava disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) na dosagem de 100 mg para tratamento da fase inicial em adultos. De acordo com o Ministério da Saúde, com a retomada, foram adquiridas 12 mil unidades com a dosagem infantil para atender a demanda dos estados.
Estima-se que no Brasil, pelo menos 1 milhão de pessoas estejam infectadas pelo protozoário que causa a doença de Chagas.
Atendendo a uma solicitação do Jornal da Manhã, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota informando que o medicamento está no componente estratégico da Assistência Farmacêutica. Em caso de necessidade, o Município encaminha a demanda à Superintendência Regional de Saúde, em Divinópolis, para distribuir o remédio ao paciente.
A doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro. Os insetos normalmente abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, casca de tronco de árvore, montes de lenha e debaixo de pedras.
O vetor também pode se alojar dentro de casas, como por exemplo em buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.
Os sintomas variam conforme o grau da enfermidade. Na fase aguda, por exemplo, o paciente pode apresentar febre, mal-estar, falta de apetite, inchaços na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.
Foto: Reprodução Ministério da Saúde/ArquivoHá 0 comentários. Comente essa notícia.