Divulgadas as datas das eleições que vão definir os novos membros do Conselho Municipal de Saúde. O pleito vai selecionar 16 conselheiros, com seus respectivos suplentes, para o mandato que vai de agora até 2026.
Serão três eleições em dias diferentes: 29 de janeiro (para os usuários da rede pública); 30 de janeiro (para escolha dos prestadores de serviços de saúde); e 31 de janeiro (para seleção dos trabalhadores da saúde).
O presidente do conselho, Maurício Rodrigues, explicou ao Jornal da Manhã como funciona a indicação e a seleção dos representantes de cada setor da sociedade.
Do total de conselheiros, 8 representam os usuários, 4 os trabalhadores de saúde, 3 do governo municipal e 1 os prestadores de serviços do SUS. As reuniões acontecem mensalmente, sempre na última quarta-feira, na Casa dos Conselhos.
O Conselho Municipal de Saúde participa ativamente das políticas públicas do setor, acompanhando de perto sua construção, implantação e efetivação, através de atuação deliberativa e fiscalizadora.
O órgão também tem papel essencial na elaboração e execução do Plano Municipal de Saúde e no gerenciamento dos recursos alocados ao Fundo Municipal de Saúde. A posse está prevista para a primeira quinzena de fevereiro, mas sem data definida.
Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.