Quem gosta de manter a aplicação na caderneta de poupança vai precisar esperar pelo menos até o ano que vem para a rentabilidade se aproximar dos fundos de renda fixa que, desde 2021, se mostram bem mais rentáveis.
Especialistas indicam que os rendimentos da poupança e dos títulos mais seguros de renda fixa podem ficar semelhantes caso o ciclo de cortes na taxa básica de juros (Selic) continue nos próximos meses.
É a partir da Selic que os bancos definem suas taxas. Atualmente ela está em 11,75% ao ano, após cortes seguidos. E se continuar nesse ritmo, atingindo 8,5% daqui a alguns meses, aí sim o rendimento da poupança ficará mais perto dos títulos de renda fixa. Mesmo assim, renderá menos.
A regra da poupança é clara. Quando a Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta será de 0,5% ao mês, acrescido da TR (Taxa Referencial). Mas quando ela fica abaixo ou igual a 8,5%, a poupança rende 70% da Selic, mais a TR.
Nos últimos dois anos o Brasil registrou recorde nos saques da poupança. Muita gente foi obrigada a tirar uma parte do que havia guardado para pagar contas, enquanto outros migraram para aplicações mais rentáveis. Os resgates líquidos chegaram a R$82 bilhões.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.comHá 0 comentários. Comente essa notícia.