Em franco crescimento no país, o cooperativismo começa 2024 com boas perspectivas. O setor se consolidou no mercado como um modelo de negócios justo, inclusivo, responsável e sustentável, e tem chamado atenção de um público diversificado, tanto no que se refere à idade quanto na renda.
Pará de Minas é prova dessa expansão. Nos últimos anos, além da ampliação do número de cooperativas instaladas na cidade, houve um processo de descentralização dos pontos de atendimento, que migraram para diferentes bairros a fim de facilitar o acesso do cooperado.
O Sicoob Credirural, por exemplo, que há menos de dez anos tinha apenas uma agência no centro da cidade, hoje mantém 5 unidades de atendimento, além dos pontos em Igaratinga, São José da Varginha e Pequi. São mais de 16 mil cooperados.
De acordo com Breno José Barbosa, presidente do Conselho de Administração da Credirural, a compreensão popular sobre os benefícios do cooperativismo e o agronegócio contribuíram para o desenvolvimento do setor na região.
De acordo com o Sistema Ocemg, que representa as cooperativas de Minas Gerais, o estado conta com 803 cooperativas, quase 3 milhões de cooperados e 54 mil vagas formais de trabalho.
O nível de excelência das nossa cooperativas também são destaques, já que 62% das instituições contempladas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023 são de Minas Gerais. A premiação destaca a qualidade e a competitividade das cooperativas.
Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.