O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizou a margem de empréstimo consignado pelo site ou aplicativo Meu INSS.
A partir de agora, para quem recebe um salário mínimo, o valor máximo do benefício que pode ser comprometido com o pagamento das parcelas do consignado passa de R$ 462 para R$ 494,20. O limite varia de acordo com a renda previdenciária do segurado.
Pelas regras atuais, o aposentado ou pensionista do INSS pode comprometer até 45% do benefício, sendo: 35% para contratar empréstimo pessoal consignado; 5% para o cartão de crédito consignado; e 5% para o cartão consignado de benefício.
Com relação aos juros, a taxa máxima para o empréstimo consignado convencional é de 1,76% ao mês. Nas operações de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, o teto é de 2,61% ao mês.
O consignado do INSS tem juros menores porque as parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria, desta forma, a instituição financeira tem a garantia de que o dinheiro emprestado será devolvido.
Para mais informações, o aposentado ou pensionista pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou consultar pela central 135.
Foto: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.