A Fundação Hemominas lançou uma campanha de pré-carnaval para aumentar o estoque de sangue e orientar a população sobre a importância da doação neste período. O mote da ação é: antes de cair na folia, venha doar!
Seja na capital mineira ou nas cidades do interior, a Hemominas promoverá diversas ações alusivas à campanha, como busca ativa de caravanas, coletas externas, decoração temática, divulgação nas mídias e parcerias com blocos carnavalescos para estimular os cidadãos a doarem sangue.
No Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Pará de Minas, serão realizadas mais duas coletas de sangue antes do carnaval: a primeira acontece hoje e a segunda, no dia 2 de fevereiro.
O assessor de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Nivaldo Junior, destaca que nas férias e feriados os estoques são impactados pelo baixo comparecimento de doadores, podendo assim comprometer a segurança transfusional no estado.
De modo geral, a situação dos bancos de sangue da Hemominas registra nível de alerta, principalmente dos grupos O negativo, O positivo e A negativo, que constantemente acusam maior baixa.
O mais preocupante é o tipo O negativo, cujo estoque está em nível crítico. Esse grupo é conhecido como doador universal, pois permite o atendimento emergencial para todos os outros grupos sanguíneos. No entanto, pacientes O negativo só podem ser atendidos por doadores da mesma tipologia.
Para agendar a doação de sangue no Pace de Pará de Minas, que funciona no AME, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3233-5800.
Mas os paraminenses podem doar também em qualquer outro posto de coleta. O agendamento pode ser feito pelo site hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App. Na plataforma da fundação, também estão todas as informações sobre o que é necessário para doar sangue.
Foto: Adair Gomez/HemominasHá 0 comentários. Comente essa notícia.