Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Novos critérios do ICMS da Educação desagradam prefeitos: assunto ganha nova rodada de discussões hoje

23/02/2024
id="thumb79299" title=" Novos critérios do ICMS da Educação desagradam prefeitos: assunto ganha nova rodada de discussões hoje" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/c3ec3-educacao.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79299' } )"> Highslide JS

Uma reunião entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pode rever a resolução que trata dos critérios de distribuição do ICMS da Educação para os municípios mineiros. O encontro, marcado para hoje, às 14h, é fruto de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa.

As alterações na distribuição do imposto são pleiteadas por diversas prefeituras mineiras, incluindo Pará de Minas. A alegação é que a lei sancionada no final do ano passado, referente ao repasse do ICMS, mudou critérios e gerou perdas milionárias para alguns municípios.

Belo Horizonte, Contagem, Betim, Uberlândia e Uberaba foram as cinco cidades mais prejudicadas. Juntas, elas tiveram prejuízo de mais de R$ 35 milhões em janeiro, primeiro mês de vigência das novas regras. Em Pará de Minas, a prefeitura ainda está levantando os números. 

O ponto-chave da reclamação é que a legislação não considera o número de matrículas como critério de repasse, ou seja, municípios que aumentam o número de alunos em sala de aula podem não ter uma contrapartida financeira.

Ao Jornal da Manhã, o prefeito Elias Diniz destacou a necessidade de revisão na lei para que a qualidade do ensino ofertado não seja prejudicada. 

A atualização nos repasses do ICMS se deu pela necessidade de adequar o Estado à Emenda à Constituição Federal 108, que em 2020 regulamentou o novo Fundeb. 

Como o Governo de Minas não apresentou nenhum projeto, o Legislativo se encarregou desse papel e aprovou, em setembro do ano passado, uma proposta de adequação à norma Federal. 

Pela lei, 50% da cota parte do ICMS da Educação são distribuídos com base no Índice de Desempenho Escolar; 20% são divididos pelo Índice de Rendimento Escolar; 15% são repassados de acordo com Índice de Atendimento Escolar; e 15% repartidos a partir do Índice de Gestão Escolar.

A expectativa das prefeituras, principalmente as de médio e grande porte, é que na reunião da próxima sexta, o Governo de Minas possa rever a resolução e alterar os critérios de repasse, considerando o número de alunos matriculados. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução portalamm.com/municipios-de-minas-gerais



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis