Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Empresas brasileiras começam a testar a semana de 4 dias: trabalhadores estão gostando, mas os desafios são grandes

26/02/2024
id="thumb79337" title="Empresas brasileiras começam a testar a semana de 4 dias: trabalhadores estão gostando, mas os desafios são grandes" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/69dc3-trabalho.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79337' } )"> Highslide JS

Já pensou em trabalhar apenas 4 dias por semana sem perder um real do seu salário? A primeira vista, pode parecer uma realidade distante, mas é o que está acontecendo com trabalhadores de 22 empresas brasileiras desde janeiro, como parte de um projeto piloto intitulado “4 Day Week Brasil”.

Esse movimento faz parte da "4 Day Week Global", uma organização sem fins lucrativos que faz pesquisas sobre trabalho ao redor do mundo. O experimento de atuação em quatro dias da semana começou no Reino Unido e se espalhou para outros países, como EUA, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul.

No Brasil, as empresas que aderiram ao projeto atuam em diferentes setores, entre eles: saúde, produção editorial, atacado de materiais de construção e tecnologia. Antes de colocar em vigor a nova carga horária, elas se prepararam durante três meses, de setembro a dezembro.

Segundo Brenda Silva, advogada em Direito Trabalhista, a legislação brasileira permite a adaptação do tempo de trabalho do empregado, mas ela deixa claro que o movimento em questão visa diminuir as horas trabalhadas, não o salário. 

Entre as empresas que aderiram à semana de 4 dias de trabalho estão o Hospital Indianápolis, GR Assessoria Contábil, Alimentare, Grupo Soma, Brasil dos Parafusos e a Plonge Consultoria. Elas estão localizadas em seis cidades brasileiras, sendo uma delas Belo Horizonte. 
A advogada ressalta que o experimento tem a finalidade de proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores e melhores resultados na empresa. 

Apesar dos benefícios citados que, inclusive já foram atestados em países onde o movimento acontece há mais tempo, como é o caso do Reino Unido, Brenda Silva reconhece que a adesão pode ser mais complexa para alguns setores. 

E dentro do projeto piloto realizado no Brasil, as empresas puderam escolher como iriam diminuir a carga horária dos funcionários: se iriam conceder um dia de folga na semana ou reduzir de 8 para 6 horas diárias. Todas escolheram o dia de folga, sendo a maioria a sexta-feira. 

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis