Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Desafios da pecuária leiteira aumentaram neste ano

28/02/2024
id="thumb79363" title="Desafios da pecuária leiteira aumentaram neste ano" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/ebb13-a1de9-vaca.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79363' } )"> Highslide JS

A vida dos pecuaristas de leite não tem sido fácil no Brasil, nesses últimos dois anos. Nem mesmo o aumento do preço em nível de produtor por um período em 2023 foi suficiente para suprir as necessidades do setor. 

Muito se discutiu sobre a necessidade das políticas de incentivo para os produtores e, até mesmo, medidas que dificultassem a entrada do leite importado, visto como grande vilão para a pecuária leiteira nacional.

Mas para entender a situação do mercado de leite é preciso avaliar o contexto que envolve importantes atores no cenário internacional desde 2023. O coordenador técnico estadual de bovinocultura da Emater, Nauto Martins, diferencia as situações:

Segundo Nauto, com o aumento da oferta os preços caíram para o produtor quanto para o consumidor e com isso os pecuaristas  ficaram sem estímulos para investir em seus planteis, o que vem refletindo em perdas para o setor. Este cenário segue impactando nas negociações do leite:
Nauto Martins também explica o motivo dos produtores internacionais conseguirem negociar o leite a preços mais atraentes para a indústria de laticínios. 
Ao ser perguntado sobre as expectativas de melhora para o setor, o diretor técnico da Emater evitou faltar em esperanças e fez um alerta para os desafios que virão.

Outra orientação importante da Emater, é quanto à importância de investimentos na gestão eficiente dos negócios. Segundo Nauto, é importante seguir atento às questões ambientais, buscar assistência técnica de qualidade e a adotar boas práticas de produção.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis