Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Entra em vigor o FGTS Digital: processo vai simplificar a vida do empresariado

01/03/2024
id="thumb79396" title="Entra em vigor o FGTS Digital: processo vai simplificar a vida do empresariado" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/5845c-fgts.png" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79396' } )"> Highslide JS

Entra em vigor o FGTS Digital, plataforma criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego que busca facilitar e simplificar todo o processo referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Dentro da plataforma, os empregadores terão um conjunto de serviços disponíveis, de forma ágil e intuitiva, para cumprir a obrigação de recolhimento do FGTS.

A novidade substitui o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip). 
O novo sistema aproveitará as informações de remuneração declaradas no eSocial, onde os débitos já são individualizados desde a sua origem. 

Desta forma, ao fornecerem os dados contratuais e da folha de pagamento via eSocial, os empregadores terão acesso a um sistema integrado para geração de guias personalizadas, cálculo de indenizações compensatórias, obtenção de extratos detalhados por trabalhador ou resumos consolidados por empregador, além da possibilidade de solicitar estornos e parcelamentos. 

Com o FGTS Digital, haverá atualização automática de informações que precisam ser fornecidas à Caixa Federal e o CPF passará a ser o único identificador do trabalhador, substituindo o uso do PIS. Outra novidade é referente aos pagamentos. A partir de agora, o único meio de recolhimento será o Pix nos formatos QR Code e Copia e Cola.

Segundo o governo, essa mudança oferece vantagens, como a eliminação de pagamentos duplicados, a prevenção contra o recolhimento de débitos já quitados e a impossibilidade de pagar guias vencidas. 
Além disso, com a adoção do Pix, haverá redução de custos com tarifas pagas à rede arrecadadora do FGTS. Para tirar mais dúvidas sobre o FGTS Digital, o empregador pode acessar o site gov.br/trabalho-e-emprego. 

Foto: Reprodução gov.br/Ministério do Trabalho e Emprego



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis