Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Mais uma ferramenta no mercado para evitar que os cidadãos caiam no golpe

16/03/2024
id="thumb79606" title="Mais uma ferramenta no mercado para evitar que os cidadãos caiam no golpe" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/e104a-transferencia.jpeg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79606' } )"> Highslide JS

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais lançou a Central Notarial de Transferência Veicular (CNTV). A novidade possibilita aos Cartórios de Notas consultar a veracidade de documentos para evitar que o cidadão caia em golpes. A plataforma atende a uma mudança na legislação que trata, entre outros pontos, sobre o pagamento relativo aos atos praticados pelo serviços notariais e de registro.

Ela é de uso indispensável e obrigatório durante as transferências veiculares. 
A central permite a consulta, geração e impressão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Também oferece a possibilidade de reconhecimento de assinaturas eletronicamente por meio do e-Not Assina.

De acordo com o órgão, após a dispensa do papel moeda, a impressão desses documentos em papel comum tem contribuído para o aumento de fraudes, uma vez que os golpistas conseguem imprimi-los e modificá-los depois. 

Para ter acesso ao serviço, o interessado deve buscar um Cartório de Notas, seja nas unidades físicas ou pela plataforma e-Notariado, e solicitar o ato de transferência veicular. A checagem do documento pela central custa R$ 4,80, valor que será usado para manutenção da plataforma do CNB – Colégio Notarial do Brasil. 

Embora seja considerada uma ferramenta positiva no combate às fraudes, a CNTV tem enfrentado certa resistência entre alguns cidadãos. Segundo apurou o Jornal da Manhã, algumas pessoas  não estão aceitando pagar a tarifa de R$ 4,80 tendo em vista que a consulta sobre o veículo pode ser feita gratuitamente no site do Detran-MG, o que em muitos casos acontece antes da transferência.

Essa situação, inclusive, motivou um grupo de cartórios do estado a encaminhar um ofício ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) pedindo a revisão da cobrança do valor. Enquanto o Tribunal analisa o documento, a CNTV será utilizada nos cartórios que já implantaram a novidade. A orientação é que o cidadão consulte o órgão antes da prestação do serviço. 

Foto: Assessoria de Comunicação CNB/MG - Divulgação



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis