Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


IMA vai desenvolver sistema para ampliar fiscalização do trânsito de produtos agropecuários

19/03/2024
id="thumb79634" title="IMA vai desenvolver sistema para ampliar fiscalização do trânsito de produtos agropecuários" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/68fed-imagem-do-whatsapp-de-2024-03-18-a-s-17.56.50_4ec479d5.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79634' } )"> Highslide JS

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) anunciou que irá desenvolver um novo sistema tecnológico para substituir o atual Sidagro com o objetivo de ampliar e reforçar a fiscalização do trânsito de produtos agropecuários em Minas Gerais.

O software será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ele será integrado às câmeras de OCR, tecnologia semelhante ao Olho Vivo, para identificar placas de veículos que transportam produtos agropecuários, além de mapear as estradas do estado, incluindo aquelas sem pavimentação. 

Dênis Cardoso, médico veterinário do IMA e especialista em Análises de Redes Complexas, informou que três mil câmeras serão instaladas pelo território mineiro. 

Ele informou que com o novo sistema o instituto terá amplas possibilidades de otimizar o serviço de fiscalização, combatendo irregularidades e garantindo mais segurança quanto às condições sanitárias das cargas. 

Atualmente, a fiscalização do transporte de produtos agropecuários é feita com métodos empíricos. Para definir os locais onde acontecerão as blitz os técnicos do IMA, por meio de experiência prática, estabelecem em que rodovias se posicionarão para a fiscalizar o trânsito de animais e vegetais.

O Sidagro, por exemplo, utiliza linhas retas para ligar propriedades de origem às propriedades de destino, ou seja, o órgão tem conhecimento apenas de onde a carga sai e para onde ela vai. Porém, durante o trajeto, o veículo pode percorrer outras propriedades e caminhos. 

Composto por seis módulos, o novo sistema de gerenciamento de defesa agropecuária, será iniciado com a reestruturação do software atual, utilizando uma tecnologia mais ágil e avançada. A previsão de desenvolvimento é de três anos.

Fotos: IMA/Divulgação



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis