Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Jornalista que lutou pela causa que beneficiou milhões de crianças no Brasil faz palestra emocionante em Pará de Minas

22/03/2024
id="thumb79700" title="Jornalista que lutou pela causa que beneficiou milhões de crianças no Brasil faz palestra emocionante em Pará de Minas" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/e80b8-larissa.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79700' } )"> Highslide JS

A plateia que ocupou uma das salas do Cine Ritz em Pará de Minas, na noite de quarta-feira, ficou emocionada com a palestra da jornalista Larissa Carvalho, com enfoque na “Maternidade, Produtividade e Empreendedorismo”. Repórter da Globo Minas, há 20 anos, ela se desdobra sobre os vários universos femininos. Sua experiência como palestrante é fruto da vivência com o filho caçula, Théo, de oito anos de idade.

Ele é portador de uma doença genética rara, a acidúria glutárica tipo 1, que se tivesse sido detectada no teste do pezinho não teria provocado a perda de neurônios que, hoje, o impedem de andar, sentar e exercer atividades comuns na vida das crianças. O organismo de quem tem esta doença metabólica não consegue absorver as proteínas ingeridas, como as do leite, causando sequelas irreversíveis no desenvolvimento motor.

Théo faz 11 terapias de reabilitação toda semana e com a rede de apoio construída pela família tem se mostrado uma criança feliz. A doença dele não tem cura, mas despertou em Larissa o desejo de alertar as mulheres sobre a necessidade de um teste mais abrangente. Ela também se tornou ativista da causa, conseguindo apoio de milhões de pessoas, inclusive deputados, na garantia de uma lei que evitasse esse mal a outros bebês.

Larissa admite que sofreu muito no início, mas, aos poucos, a dor cedeu espaço para uma história de superação e empoderamento. É essa força e capacidade de transformação que ela passa para o público, e em Pará de Minas não foi diferente. Durante o evento, a jornalista se emocionou várias vezes e mostrou que o planejamento da rotina e a otimização do tempo têm operado milagres em sua vida.

Falando para uma plateia predominantemente feminina, ela contou detalhes de como desenvolveu as habilidades para equilibrar tanta demanda e ainda viver o dia a dia de uma carreira profissional que exige muito:
Os desafios são constantes, mas ela aprendeu a não se desesperar quando aprendeu a necessidade de ter mais consciência de tudo que acontece ao seu redor:
Foi através de suas mobilizações pelo Brasil que Larissa conseguiu assegurar a todas as crianças o direito do teste do pezinho completo pelo Sistema Único de Saúde(SUS). Na época em que Théo nasceu, ele detectava apenas seis doenças. Hoje, já são 53.

Fotos: Reprodução (Arquivo Pessoal Larissa Carvalho)



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis