Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


IMA avalia a importância da nova condição da febre aftosa em Minas

30/03/2024
id="thumb79799" title="IMA avalia a importância da nova condição da febre aftosa em Minas" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/6e676-ima-1-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79799' } )"> Highslide JS

Conforme o Jornal da Manhã antecipou, no início da semana, o estado de Minas Gerais foi reconhecido, nacionalmente, como livre de febre aftosa sem vacinação.

A oficialização consta em portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), já publicada no Diário Oficial da União. O documento também reconhece outros 15 estados, e a portaria entrará em vigor no dia 2 de maio.

 A vacinação contra a febre aftosa deixou de ser obrigatória em Minas no ano passado, depois de quase 50 anos. A medida fez parte de um planejamento nacional para criar e manter condições sustentáveis de garantia ao status de país livre da febre aftosa.

Antônio Carlos de Moraes, diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), afirma que o reconhecimento é uma conquista para os produtores, pois confirma que o vírus da aftosa não mais está em circulação no território mineiro.

A partir de agora, o estado pleiteia a consideração internacional. 

Além dos fatores citados, o diretor do IMA aponta outro ponto positivo, que é a vantagem competitiva em relação aos produtores que ainda enfrentam restrições sanitárias. 

O reconhecimento internacional ainda pode atrair mais investimentos, devido à preferência de muitos pelas regiões com status sanitário estável. A expectativa é que Minas Gerais alcance o status de livre de febre aftosa sem vacinação no ano que vem. 

Mas apesar da conquista, Antônio Carlos pede aos produtores que continuem se empenhando, principalmente no que diz respeito à atualização cadastral junto ao IMA. Ele explica a importância dessa prestação de informações. 
A atualização de rebanhos pode ser feita de forma on-line, pelo Portal do Produtor, acessado pelo site ima.mg.gov.br. Os que ainda não têm cadastro no portal podem fazer o requerimento digitalmente ou no escritório seccional em Pará de Minas, localizado no Parque de Exposições – o Chicão. O serviço é gratuito. 

Fotos: Reprodução/IMA e Ilustrativa/Freepik




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis