Hoje é o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de dar visibilidade ao tema e disseminar informações para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em todo o mundo, entidades ligadas ao acompanhamento das pessoas diagnosticadas com esse transtorno dão ênfase às ações voltadas para a divulgação do tema e o aprofundamento sobre o espectro autista, que é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro, afetando a comunicação e a linguagem, comportamento e interação social.
Diante disso, torna-se cada vez mais urgente a criação de políticas que garantam a essas pessoas o direito de ter uma vida digna, com acompanhamento adequado e longe do preconceito.
O musicoterapeuta Sérgio Antônio trabalha diretamente com esse público na Escola de Música Geraldinho do Cavaquinho e reconhece a importância do assunto. A expectativa dele é que o tema, que ainda é bastante estigmatizado, seja melhor compreendido pela sociedade em geral.
Hoje os funcionários da Escola de Música estão vestidos com uma camisa azul. É a cor temática do mês, chamando atenção para as discussões e ações ligadas ao autismo.
Além da roupa especial, a expectativa é que, ao longo do mês, várias palestras, rodas de conversa e ações pontuais também aconteçam na cidade, através do incentivo dos órgãos ligados à saúde e à assistência social.
Foto Ilustrativa- PixbayHá 0 comentários. Comente essa notícia.