Aprender um instrumento musical é uma atividade que vai muito além do simples prazer de produzir música ou animar um encontro entre amigos. A prática também traz uma série de benefícios que impactam positivamente a vida das pessoas, inclusive no que diz respeito à socialização e a saúde mental.
Estudos mostram que tocar um instrumento musical pode ter poderosos efeitos na mente, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos praticantes. Além disso, a prática também estimula a disciplina, a concentração e a coordenação motora.
E se engana quem pensa que esta é uma atividade que deve acontecer apenas na infância ou na juventude. Dominar um instrumento pode ser benéfico em qualquer idade, trazendo melhorias significativas para a saúde mental e o bem-estar da pessoa.
Esses benefícios, assim com a diversidade de pessoas que se interessam pela prática deles, podem ser observados nas aulas oferecidas gratuitamente pela Escola de Música Geraldinho do Cavaquinho, em Pará de Minas.
O JM visitou uma aula de violão clássico e conversou com os alunos Jaqueline Mendonça, Bruce Lee e Flávio Gonçalves. Cada um apresenta desafios diferentes como o tempo para praticar, a idade ou mesmo a habilidade musical. Mas o que eles têm em comum é a dedicação e a vontade de aprender.
O professor Samuel Torres aponta os principais requisitos para quem quer se tornar um bom músico e estende o convite aos que desejam conhecer um pouco mais desse mundo de notas, melodias e muita sensibilidade.
A Escola de Música Geraldinho do Cavaquinho funciona na praça Torquato de Almeida, nº 100, na antiga Câmara Municipal. Informações pelo telefone (37) 3236-23 13.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.