Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Doações diminuem, reascendendo o sinal de alerta nos Bancos de Sangue

27/05/2024
id="thumb80581" title="Doações diminuem, reascendendo o sinal de alerta nos Bancos de Sangue" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/5c2f2-doacao-sangue-2-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb80581' } )"> Highslide JS

Apesar do baixo estoque de sangue da Fundação Hemominas, o Hospital Nossa Senhora da Conceição ainda não precisou suspender nenhuma cirurgia eletiva por falta de bolsas de sangue.

Essa medida foi necessária no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, que suspendeu seis procedimentos eletivos desde o início de maio por causa da baixa quantidade de bolsas de sangue disponível. O caso na capital mineira repercutiu em todo o estado diante do risco de um possível desabastecimento frente à queda no número de doações.

De acordo com Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação de Doadores e integrante do banco de sangue do Hospital de Pará de Minas, até o momento o estoque tem conseguido atender a demanda emergencial e programada, mas isso não significa que a quantidade de sangue disponível é abundante.

Fabíola, assim como outros profissionais de saúde, está preocupada com o cenário vivido na região de um grande número de pessoas com sintomas ou diagnóstico de dengue e chikungunya, além do crescimento das notificações de síndromes respiratórias.

As condições clínicas desfavoráveis são os principais fatores para a redução na doação de sangue em Minas, e essa baixa no estoque é um sinal vermelho para a área da saúde. Segundo a enfermeira, gerenciar um banco de sangue é trabalhar com o imprevisível todos os dias.

A combinação arboviroses e síndromes respiratórias tem sido uma dor de cabeça para a Hemominas na coleta de sangue em Pará de Minas. 
Segundo apuração do Jornal da Manhã, muitas pessoas com doações agendadas no PACE, que é o posto de coleta instalado no AME, estão sendo obrigadas a desistirem por apresentarem sintomas dessas doenças. 

Alguns doadores avisam com antecedência, sendo possível fazer a reposição, mas uma parte só informa de última hora, impossibilitando a troca por outra pessoa. Diante desse cenário, e entendendo que o período é crítico, Fabíola Nogueira fez um pedido aos potenciais doadores da cidade. 

Segundo a Fundação Hemominas, a situação mais crítica entre os tipos sanguíneos é do O positivo, cujo volume está 50% abaixo do ideal. Nos demais, o nível está, em média, 32% abaixo da quantidade considerada satisfatória. 

E na contramão da queda de doações está o senhor Jésus Patrício Pimentel, de 59 anos, morador do Santa Edwirges. Neste mês, ele recebeu um certificado da Fundação Hemominas por ter feito dez doações consecutivas. Jésus Pimentel é doador há 20 anos, e tudo começou quando seu filho precisou de ajuda. 
Para saber quais os critérios para doar e onde doar, inclusive com os horários da coleta de sangue em Pará de Minas, o cidadão deve acessar o site hemominas.mg.gov.br. Informações também podem ser obtidas no setor de captação de doadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no WhatsApp 37/ 3233-5461.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis