Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Saúde pública investe mais na qualificação de profissionais para atendimento das mulheres vítimas de violência

15/07/2024
id="thumb81295" title=" Saúde pública investe mais na qualificação de profissionais para atendimento das mulheres vítimas de violência" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/174b0-violent-3405549_1280.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb81295' } )"> Highslide JS

O tema “Violência contra a Mulher” tem sido cada vez mais difundido, seja pelas mídias como também pelos órgãos públicos de segurança e de saúde. O motivo dessa visibilidade é o aumento do número de casos envolvendo os mais diversos tipos de violência contra o público feminino.

Em Pará de Minas o assunto ganhou destaque durante 1º Fórum de Combate à Violência contra Meninas e Mulheres, realizado no início do mês. O evento foi visto como um importante passo no debate a esse tipo de política pública.

Desde então, vários debates e capacitações têm acontecido dentro da preparação dos órgãos de saúde para acolhimento das mulheres, vítimas de violência, e para uma abordagem preventiva com a população de forma geral. 

Mas embora pareça novidade, a abordagem da violência contra a mulher pelos órgãos de saúde já acontece desde 2010, quando o tema se tornou um agravo de notificação compulsória em Minas Gerais, situação que exige parecer do médico que presta assistência à pessoa.

De acordo com Maria de Lourdes Liguori, enfermeira Referência Técnica em Vigilância Epidemiológica, esta situação afeta um público imenso e reflete diretamente no sistema de saúde, que precisa estar preparado para atender a demanda.
Maria de Lourdes lembra que o grande desafio é fazer com que as vítimas que não procuram ajuda nas unidades também sejam atendidas, já que a maioria dos casos fica encoberta.
Perguntada sobre como funciona esta abordagem às vítimas nos estabelecimentos de saúde, ela explicou que tudo começa no acolhimento.

Maria de Lourdes defende que o movimento de sensibilização e conscientização seja constante, ampliando as discussões para o empoderamento das mulheres, a fim de fortalecer a rede de apoio em todo o município. 

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Ilustrativa; Reprodução geralt (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis