O número de notificações de dengue em Pará de Minas já passou de 10 mil neste ano, segundo estimativa do Setor de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde. Oficialmente, o total de notificações é de 7.798, segundo consta no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, mas como os resultados dos exames demoram muito a ser liberados, devido à demanda elevadíssima, a saúde municipal tem feito um monitoramento paralelo.
Já em relação à chikungunya, a estimativa da Vigilância Ambiental é que o total de notificações tenha passado de mil, embora o boletim oficial aponte menos de 900. O responsável pelo setor, Douglas Duarte, afirma que esses dados devem servir de alerta para a população. Embora os casos tenham diminuído consideravelmente, essas doenças não vão desaparecer do nosso convívio.
E muito provavelmente vão voltar com força a partir de outubro, quando os termômetros costumam esquentar bastante, tanto na primavera como no verão. A Vigilância reforça o pedido para que a população não baixe a guarda, porque a prevenção deve ser contínua. Nesse período de seca a saúde pública vai fortalecer as inspeções nos bairros, evitando que os moradores recomecem a juntar materiais inservíveis nos quintais.
A saúde pública também vai fortalecer as ações com uso da tecnologia. Conforme o Jornal da Manhã já antecipou, a utilização de drones vai ajudar bastante os agentes, identificando do alto os pontos impossíveis de serem acessados nas visitas de rotina. Sem falar, que os drones vão conseguir captar imagens das residências cujos moradores impedem a entrada dos agentes.
Foto Ilustrativa: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de MinasHá 0 comentários. Comente essa notícia.