Tem aumentado em Pará de Minas o consumo de alimentos especiais por pessoas com determinadas condições de saúde. Estamos falando dos produtos sem açúcar, sem gordura ou sem lactose.
Nos últimos anos, além das lojas especializadas, os supermercados também vêm investindo mais nas opções “zero” que vão desde doces, passando por temperos, derivados do leite, bebidas e vários outros.
A vendedora Thais Silva, da loja Viver Saúde, tem percebido o aumento na procura. Segundo ela, muitas pessoas que não são diabéticas ou não vivem uma restrição alimentar também vêm aderindo aos alimentos sem açúcar, como medida preventiva:
Thais chama atenção para a importância de se observar a procedência destes produtos, data de validade e se eles têm o aval da autoridades sanitárias. Estas medidas vão garantir que o consumidor esteja ingerindo um alimento seguro e que seja eficaz para sua dieta.
Mas se o objetivo é emagrecer, os produtos adoçados artificialmente não são recomendados. De acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o adoçante não deve ser consumido com a finalidade de controle de peso.
No lugar dos adoçantes, os especialistas orientam o consumo de frutas para conferir sabor mais doce a bolos, sucos e vitaminas por exemplo. O ideal, segundo eles, seria consumir os alimentos sempre com seu sabor natural.
Foto Ilustrativa: Reprodução makvar-face0 (pixabay.com) e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.