Empinar pipa é uma brincadeira saudável e prazerosa, que sempre conquista crianças e adultos, e que no período de férias, se torna uma atividade frequente. No entanto, mesmo sem acidentes recentes, a utilização de linha chilena ou cerol tem preocupado o Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, porque esse tipo de material pode causar graves acidentes, atingindo pedestres e veículos.
As maiores vítimas são os motociclistas, por circularem em maior velocidade e pela dificuldade em enxergar as linhas que são extremamente cortantes, causando lesões graves e até mortes.
O número de acidentes costuma aumentar entre julho e setembro, período conhecido como ‘temporada dos ventos’, daí o reforço do alerta feito pelo Corpo de Bombeiros em Pará de Minas. O sargento Gustavo Silva Oliveira falou conosco, lamentando que a utilização das linhas cortantes ainda seja muito comum por aqui:
O sargento ainda aconselha que, para uma brincadeira saudável, não é necessário utilizar cerol e alerta que os responsáveis pela utilização do material cortante podem responder criminalmente.
Além de não utilizar materiais cortantes, a dica para quem quer empinar pipas e papagaios é escolher locais mais isolados, longe das vias públicas e de maior circulação de pessoas. A medida evita também os riscos de contato com a rede elétrica.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.