Segundo os institutos de meteorologia, o mês de agosto será marcado por condições climáticas típicas desta época do ano, com algumas variações regionais significativas. Na maior parte do Brasil, o tempo seco continuará a predominar, mantendo as características já observadas nos últimos meses. As temperaturas seguirão uma tendência de elevação.
A umidade relativa do ar cairá, aumentando o risco de queimadas nessas áreas. No interior do Nordeste, a seca também será um fator preocupante, com a vegetação e os solos ficando cada vez mais secos. Agosto é um mês em que a passagem de frentes frias é comum, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Este ano, a previsão indica que uma frente fria de maior intensidade ingressará nesta primeira quinzena do mês e ela vai trazer uma queda acentuada nas temperaturas e um aumento das chuvas no Sul e no Leste do país.
No entanto, a partir da segunda quinzena, uma nova massa de ar seco se estabilizará na faixa central do Brasil, intensificando o cenário de seca. Este ar seco impedirá a formação de chuvas significativas, mantendo as temperaturas elevadas e a umidade do ar baixa, especialmente no Centro-Oeste e interior do Nordeste.
Foto: Reprodução ClimaTempo/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.