A reforma do Novo Ensino Médio já foi publicada no Diário Oficial da União. O novo texto prevê, nos três anos da última etapa do ensino básico, mais aulas de disciplinas tradicionais, como Matemática e Português. As reformas vão ocorrer já em 2025, no caso dos alunos ingressantes no ensino médio.
Quanto aos alunos que estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição. O projeto busca atender às reivindicações da comunidade escolar e das entidades ligadas à educação, que estavam descontentes com o modelo em vigor desde 2022.
A novidade vem sendo avaliada como positiva pelos diretores escolares de Pará de Minas, entre eles Alfredo Couto, da Escola Estadual Fernando Otávio.
A nova lei também prevê menos liberdade nos itinerários formativos, que deverão seguir as diretrizes nacionais a serem elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), formado por representantes da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação. Ainda segundo Alfredo, a mudança estrutural é a mais importante, no entanto, ainda não é possível prever os impactos que mais preocupam a população.
O novo ensino médio tem como objetivo garantir a oferta da educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas à realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução (pixabay.com)
Há 0 comentários. Comente essa notícia.