O Jornal da Manhã vem acompanhando, já há alguns meses, a dificuldade de vários setores da economia local em encontrar trabalhadores para completar seus quadros de funcionários.
Em algumas situações falta qualificação dos interessados nas vagas, mas, na maioria das vezes, o que prevalece mesmo é o desinteresse das pessoas diante dos baixos salários, carga horária extensa ou a dificuldade de adaptação com a atividade, principalmente o varejo.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Pará de Minas, Fausto José Conceição Abreu, confirma que esta situação está afetando bastante a expansão do setor.
Segundo Fausto, entre as principais reclamações que chegam ao sindicato está o trabalho aos domingos e feriados. Mas ele defende que as empresas oferecem a remuneração adequada para esses casos, dentro das exigências legais.
O sindicalista acredita que para contornar essas situações, os empregadores precisam criar mecanismos para atrair e também manter os trabalhadores.
Já as consultorias especializadas apontam que para atrair e manter bons colaboradores, os empresários precisam oferecer treinamento, desenvolver talentos, exigir produtividade em troca de promoção, reconhecer o desempenho do colaborador, garantir segurança e boas condições de trabalho.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz/Roni Anderson
Há 0 comentários. Comente essa notícia.