O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem chamado atenção dos produtores rurais que ainda não realizaram a Atualização de Rebanhos de 2024. Atualmente, existem 11% de produtores inadimplentes na região, sendo que o município com menor adesão é Pequi.
Todos os produtores rurais de Minas Gerais devem atualizar os dados, pois essa ação acontece apenas uma vez por ano. Além de informar a atualização de bovinos e bubalinos, outras espécies também devem ser atualizadas, caso dos equinos, aves, suínos, animais aquáticos e outros.
A campanha teve início em 1º de maio e foi encerrada em 30 de junho. Mesmo fora do prazo o coordenador geral do escritório seccional de Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, alerta os produtores sobre a atualização das informações:
A Portaria 2227, publicada pela autarquia, em 2023, estabelece o procedimento de atualização de rebanhos em Minas Gerais. É necessário declarar a quantidade, o número de nascimentos e óbitos por espécie, faixa etária e sexo e, também, a evolução de idade dos animais de faixas etárias superiores. Além disso, o número de animais nascidos deverá ser compatível com o das fêmeas em idade reprodutiva existente na produção.
Esses dados possibilitam ao IMA um controle efetivo do quantitativo de animais existentes no estado, para o caso de quando acontecer uma notificação de alguma suspeita de doença, o órgão possa agir rapidamente. Lucas também chama a atenção para a declaração da vacinação do rebanho contra a raiva.
A atualização pode ser feita de forma presencial no escritório seccional e nos postos de atendimento do IMA, ou on-line pelo portal de serviços, para aqueles que já tem o acesso. O escritório do IMA está localizado no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz e o telefone para contato é o (37) 3236 3623. Ele atende os municípios de Florestal, Pará de Minas, Igaratinga, Pequi e São Jose da Varginha e conta com aproximadamente 1800 produtores rurais.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.