O aumento do número de casos de pés diabéticos na cidade tem chamado a atenção dos profissionais da saúde. Essa é uma das principais complicações associadas ao diabetes mellitus e também a maior causa de amputações não traumática nos membros inferiores.
Essa neuropatia pode causar a perda das funções dos nervos do pé e com isso, o tato e a sensibilidade para a dor ficam prejudicados. A redução da sensibilidade dificulta a percepção do paciente em notar lesões ou feridas, o que atrapalha na sua cicatrização.
A podóloga Natiele Rodrigues explica que essa complicação é um dos principais fatores que levam as pessoas a procurar atendimento especializado:
A profissional ressalta os cuidados necessários para a prevenção do pé diabético:
Outras maneiras de prevenir e gerenciar a neuropatia são: o exame dos pés e pernas todos os dias; uso de creme hidratante na pele seca, mas com cuidado para não aplicar entre os dedos e uso de calçados adequados. Além disso, o bom controle da glicemia é essencial para evitar complicações. O diagnóstico da neuropatia pode ser feito por exames específicos e muito simples nos pés.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.