Quem está aguardando as doações de mudas realizadas pelo IEF de Pará de Minas, possivelmente terá que esperar mais tempo. É que as espécies frutíferas ou nativas serão entregues somente em janeiro.
O período eleitoral também reflete nesse processo, limitando as ações da instituição. A doação simplificada de mudas, no caso de até 100 unidades, é feita aos proprietários interessados em arborizar ou enriquecer o quintal.
Elas também ajudam a promover a arborização de praças, ruas e outros espaços públicos nos municípios. Mas o fato é que as mudanças climáticas têm afetado bastante no plantio das árvores de reflorestamento, como explica o viveirista do IEF, Milton Santana:
Milton Santana também esclareceu que o tempo seco não é ideal para o plantio.
A doação das mudas visa a conservação e recuperação dos ambientes, proporcionando a arborização e alimento para a fauna silvestre. Também contribui com a segurança alimentar da população, dentre outros impactos positivos. Além das espécies nativas, o IEF vem trabalhando com árvores frutíferas, como goiaba, graviola, ameixa, abacate.
Para conseguir as mudas, os interessados devem se inscrever pelo site do IEF, onde a solicitação será analisada por um profissional. Mesmo que o período não seja propício ao plantio das mudas de reflorestamento, outras espécies se adaptam melhor à falta de chuvas. Espécies paisagísticas e de hortas podem se desenvolver muito bem, pela facilidade em receberem água, não dependendo das chuvas.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.