O envolvimento com as artes pode ser muito benéfico para a saúde física e mental. As atividades artísticas previnem doenças, além de gerenciar e tratar enfermidades, segundo relatório produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O documento traz o mapeamento de mais de três mil estudos com evidências científicas de como as artes impactam positivamente na vida das pessoas.
Foram encontradas vastas evidências, mostrando melhorias no encorajamento de condutas saudáveis, na consciência sobre a prevenção de doenças específicas e no desenvolvimento infantil quando a saúde tem as artes como aliada.
O mesmo acontece no tratamento das doenças mentais, no apoio de pacientes com condições agudas e até mesmo nos cuidados paliativos. O diretor da Escola de Artes e Ofícios Sica, Samuel Lopes, recebeu o resultado do estudo com entusiasmo.
E até completou, afirmando que, entre outras expressões, as artes plásticas são essenciais no estímulo à mente, prevenindo também as enfermidades do corpo.
Samuel também salientou que não existe idade certa para a prática de algum ofício.
E diante de tantos benefícios da produção artística, o diretor convida as pessoas a conhecerem os cursos oferecidos pela Escola de Artes que já está com as inscrições abertas para o próximo ano.
Ao todo, a entidade oferece 16 cursos de arte e artesanato, como bordado, desenho, pintura, marcenaria e cerâmica, que já se tornou patrimônio da cidade.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.