Além das atividades realizadas no dia a dia, o Patronato continua promovendo os oratórios salesianos, uma vez que eles representam a primeira obra implementada por Dom Bosco, que é o patrono da causa.
Para quem não sabe, os oratórios surgiram em 1841, mesclando atividades religiosas e recreativas com o ensino na liturgia, da música e brincadeiras sadias. Desde então eles vêm se multiplicando no mundo.
Pará de Minas também pratica esse projeto social religioso, através do Oratório Padre Falconi que, há vários anos, funciona no bairro Serra Verde, e também do Oratório Dom Bosco, no Patronato.
O movimento reúne crianças e adolescentes aos fins de semana, com programação cheia de atrações. E os resultados têm sido muito bons, segundo Mateus Sousa Mendonça, que é coordenador de pastoral da presença salesiana:
Com diversas atividades para toda a família, Mateus incentiva mais participações nos oratórios.
Além desse movimento o Patronato também atua em outras frentes, sendo a principal delas o Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, onde são atendidos diariamente duzentos menores em vulnerabilidade socia.
O local também abriga a Casa de Formação, onde acontecem as atividades do pré-noviciado, que é o primeiro ano de formação salesiana. E tem ainda a capela salesiana, com a Quinta Eucarística, onde o Santíssimo Sacramento é exposto nas quintas-feiras, às 18h, antes da missa.
Já a programação da capela aos fins de semana acontece em dois momentos – celebração de missa aos sábados, às 18 horas e aos domingos, às 8h da manhã.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ascom Prefeitura Municipal de Pará de MinasHá 0 comentários. Comente essa notícia.