O número de matrículas nos cursos de graduação se aproxima dos 10 milhões em todo o Brasil. A informação faz parte dos dados levantados pelo Censo da Educação Superior, divulgado nesta semana.
Em 2023, segundo as informações do Inep, foi registrado o maior aumento desde 2014, com 5,6% a mais. O número de matrículas nos cursos presenciais já passa de 5 milhões. Já a modalidade EaD, que é o Ensino à Distância, alcançou a marca de 4,9 milhões, mantendo a tendência de crescimento.
A estimativa é que o número de estudantes nos cursos à distância supere o presencial ainda neste ano. Ainda em relação ao Censo, 79,3% das matrículas foram feitas em estabelecimentos da rede privada, enquanto 20,7% são dos alunos da rede pública.
Especialistas em educação, caso do diretor geral do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Florestal, Antônio César Kalil, analisam esses números com entusiasmo.
No entendimento deles o momento é de expansão plena dos cursos superiores. Ele mantém uma visão otimista sobre o futuro do país, partindo dos números referentes à formação acadêmica.
O Brasil conta, hoje, com mais de 2.500 instituições de Ensino Superior, incluindo faculdades, universidades e institutos federais.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.