Que a música faz bem para o ser humano todo mundo sabe, mas o canto coral pode trazer diversos benefícios para quem o pratica, tanto na sociabilidade, como na saúde física e mental.
Diversos estudos apontam que quem participa de um grupo de canto coral tem a oportunidade de melhorar o ouvido musical, desenvolvendo a técnica vocal e enriquecendo o conhecimento cultural, sobre músicas de diversas partes do mundo.
Além do aprendizado musical, esse tipo de atividade proporciona diversos benefícios para a saúde. A educação vocal ensina principalmente o controle da respiração, que é essencial para manter uma boa circulação sanguínea, aumentando a resistência física.
O coral também melhora a articulação da fala, trabalha a concentração e o desenvolvimento cognitivo e motor. É uma atividade que pode desenvolver melhor as habilidades de canto até mesmo de quem já está na área, trazendo melhor percepção e capacidade de cantar com independência.
Segundo o regente do Coral Bittencourt, Samuel Lopes, um dos grandes benefícios proporcionados pelo canto coral é a sociabilidade. Dentre todas as artes, a música é uma das que tem maior capacidade de gerar o sentimento de proximidade, conexão e irmandade entre as pessoas.
Além dos benefícios físicos, o canto pode contribuir para a saúde da mente.
Com três corais em plena atividade, Pará de Minas se tornou referência nesse tipo de produção musical. Samuel incentiva as pessoas a participarem das instituições musicais da cidade, tendo uma atividade prazerosa e que traz muitos benefícios em meio às obrigações do dia a dia.
Fazer parte de um coral é um ótimo jeito de aprender a cantar e desenvolver a sensibilidade musical, além de ajudar na superação de problemas psicológicos, como a dificuldade de interagir e de expressão.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.