O clima quente e úmido do verão proporciona o ambiente perfeito para a proliferação das pragas que atingem os pets, especialmente carrapatos. Além da coceira característica, que incomoda os animais, esses parasitas podem transmitir diversas doenças para os bichinhos.
Quando as temperaturas sobem no verão, os carrapatos se tornam mais ativos e buscam hospedeiros com mais frequência. No inverno, essas pragas urbanas levam até 140 dias para chegar à fase adulta. Já no calor, esse período cai para 10 dias.
Os animais podem entrar em contato com carrapatos muito facilmente, em vegetações, áreas arborizadas, pela infestação de ambientes ou proximidade com animais já parasitados. A fêmea do carrapato, ao hospedar em um animal, pode produzir mais de 1500 ovos.
De acordo com o médico veterinário Oscar Flister, os tutores devem sempre observar o aparecimento de carrapatos através da inspeção regular e, caso encontre algum desses ectoparasitas, levar imediatamente o animal ao veterinário para exames.
Oscar Flister
Segundo Oscar, são várias as doenças transmitidas pelos carrapatos que podem prejudicar a saúde dos bichinhos, como a babesiose e a anaplasmose. Essas enfermidades podem atingir o ser humano, assim como a Febre Maculosa, causado pelo carrapato-estrela e que tem letalidade de mais de 80%.
Oscar Flister
O médico veterinário reforça que a prevenção é sempre o melhor remédio.
Oscar Flister
Além dos tratamentos antiparasitários feitos com comprimidos, coleiras, sprays e medicamentos em geral; é importante sempre manter o ambiente limpo para evitar a proliferação das larvas de carrapato.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.