Quando se fala em manutenção veicular, quase ninguém se lembra do radiador. O sistema de arrefecimento é uma parte vital do funcionamento de um veículo, responsável por manter o motor em temperaturas operacionais seguras.
Mas é preciso executar a manutenção de forma correta, por isso é fundamental consultar o manual do veículo para descobrir as recomendações da montadora. E que fique bem claro: água da torneira ou do filtro nem pensar.
Segundo Matheus Viana Fernandes, da Pará Mangueiras e Radiadores, a utilização de água para o resfriamento não é ideal. O correto é a utilização de aditivo ou água desmineralizada, que são produtos próprios para essa função.
Matheus dá dicas para a manutenção dos radiadores.
A maioria dos veículos possui um reservatório de expansão transparente, com marcas de nível mínimo e máximo, permitindo uma verificação rápida e fácil sem a necessidade de abertura da tampa do radiador.
Também é preciso estar atento aos sinais de vazamento ou problemas no sistema de arrefecimento, como mangueiras rachadas, vazamentos no radiador ou na bomba d'água.
Foto Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.