O número de pessoas com problemas oftalmológicos tem aumentado nos consultórios médicos. O motivo: envelhecimento populacional acelerado em todo o país.
Essa situação tem levado mais pacientes às consultas, sendo que a principal doença relacionada à diminuição da visão é a catarata. A doença está associada ao envelhecimento natural do cristalino, que é a lente natural do olho, localizada atrás da pupila.
Com a idade, o cristalino vai perdendo a transparência e ficando esbranquiçado, prejudicando a nitidez das imagens. A médica oftalmologista Zaíra Palácio falou sobre o assunto com o Jornal da Manhã.
Esclareceu que a catarata senil é reversível através de cirurgia, que pode garantir a recuperação total da visão, se a pessoa for saudável e não tiver outra doença ocular.
A médica alerta, no entanto, que para garantir o bom resultado de uma cirurgia de catarata é preciso tomar cuidados com a saúde.
Mesmo sendo associada ao envelhecimento, a catarata pode acontecer, de forma menos frequente, em pessoas mais jovens. Nesse caso a doença se desenvolve devido a traumas ou processos inflamatórios nos olhos. Já a catarata congênita é rara, mas pode atingir bebês no nascimento ou logo no começo da vida.
A Prefeitura de Pará de Minas tem um convênio com a clínica CEO desde 2020, para realização dessas cirurgias de forma gratuita. Elas são custeadas pelo SUS. Mas além da catarata, outro problema sério pode atingir a visão das pessoas idosas. Trata-se da Degeneração Macular Relacionada à Idade, doença que causa lesão progressiva da mácula, que é a área central e mais vital da retina, tendo como consequência a perda gradual da visão central.
Não existe cura e com a idade a visão vai sendo perdida. A doença é mais comum a partir dos 60 anos e pode estar associada a fatores genéticos, sendo esse o principal fator de risco para o seu desenvolvimento. No Brasil, 5% dos casos de perda da visão são atribuídos à Degeneração Macular.
Doutora Zaíra explica que o tratamento é paliativo e envolve uma alimentação saudável e bons hábitos, além do uso de vitaminas. O diagnóstico é feito a partir de exame oftalmológico.
A médica ressalta que a prevenção para qualquer doença que afeta os olhos também é feita com hábitos saudáveis.
Pessoas que já tem casos de Degeneração Macular na família devem fazer o exame de vista periódico anualmente ou a cada dois anos, evitar bebida e cigarro, dormir bem e manter uma alimentação saudável, de forma a dificultar o desenvolvimento da doença.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.