A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente apresentou um balanço das atividades dos quatro anos, durante audiência pública realizada na Câmara de Pará de Minas.
Foram destacadas algumas conquistas do município, como a aprovação de diversos instrumentos legais, inauguração do Centro de Educação Ambiental Agroecológico, retorno dos atendimentos do Incra, parcerias com a Universidade Federal de Viçosa, Instituto Estadual de Florestas, Emater e outros órgãos.
Ao todo, foram desenvolvidos 27 programas e projetos de combate à poluição, fiscalização ambiental, fomento ao desenvolvimento de práticas sustentáveis e capacitações para o agronegócio.
Um dos destaques citados pelo secretário José Hermano Franco foi o Centro de Controle Populacional (CCP), que registrou 5.164 castrações. O banco de ração também fez sucesso, apoiando abrigos e associações de proteção animal, com mais de 30 mil quilos de ração distribuída.
O secretário também destacou que todas as ações foram construídas em conjunto, através de um longo processo de melhorias visando beneficiar a cidade.
A secretaria divulgou também que foram investidos R$64 mil em pagamentos por serviços ambientais, buscando valorizar economicamente os esforços de conservação ambiental feitos pelos produtores rurais, promovendo um desenvolvimento sustentável. O programa começou com quatro propriedades e hoje já tem mais de 20 produtores beneficiados.
Além disso, foram desenvolvidas atividades de educação ambiental. Perto de mil alunos passaram pelas instalações do Centro de Educação Ambiental Agroecológico de Pará de Minas. A pasta realizou palestras e exposições através do programa Conhecendo o Meio Ambiente.
Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de MinasHá 0 comentários. Comente essa notícia.