Uma das modalidades de atendimento do Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, serviço de saúde da APAE de Pará de Minas, a Reabilitação Auditiva tem desempenhado papel importante na garantia de qualidade de vida para os pacientes.
O tratamento oferecido pela entidade é gratuito e para acessar é preciso que a pessoa identifique que tem prejuízo na audição, procurando o posto de saúde para os encaminhamentos necessários para a reabilitação. São sinais de alerta zumbidos, dores de ouvido e dificuldades para escutar mesmo sons mais altos.
O paciente é recebido e acolhido na instituição e encaminhado para consulta médica com otorrinolaringologista e também para exames necessários com fonoaudiólogos. Após toda a avaliação, a equipe fecha o diagnóstico e, confirmada a perda auditiva, é indicado o melhor tratamento.
Algumas das possibilidades são o encaminhamento para implante coclear, tratamento de infecções ou o uso do aparelho auditivo. Vale lembrar que o aparelho auditivo não é um ouvido novo, sendo necessária uma reabilitação, aprendendo pelas orientações das fonoaudiólogas, sobre esses sons que estão chegando novamente ao ouvido
A organização trabalha destinando a pessoa para a recuperação, Muito além do tratamento auditivo. O CER IV oferece apoio integral ao paciente, principalmente para aqueles que estão em sofrimento pela perda auditiva.
O acolhimento é realizado por assistentes sociais e psicólogos, de forma a entender os fatores socioeconômicos dos atendidos. É o que comentou a coordenadora da Reabilitação Auditiva, Vanessa Aparecida Giarolla:
Vanessa Aparecida
Atualmente, no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva e o tratamento é a chave para mudar a mentalidade relacionada aos cuidados auditivos, sendo crucial para melhorar o acesso e mitigar o custo da perda auditiva não tratada. Vanessa reforça a importância de prestar esse atendimento à pessoa idosa, sendo esse o público majoritário dos atendimentos:
Vanessa Aparecida
O setor de Reabilitação Auditiva atende atualmente as a microrregião de saúde do município. Além de Pará de Minas, esse tipo de tratamento é ofertado para as cidades de São José da Varginha, Igaratinga, Onça do Pitangui, Conceição do Pará, Nova Serrana, Leandro Ferreira e Pitangui.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.