A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) completou na última semana 76 anos de implantação, sendo a primeira empresa de extensão rural da América Latina.
Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a entidade atendeu cerca de 350 mil produtores rurais e fez aproximadamente 2,6 milhões de atendimentos ao público em geral, no último ano.
Presente em 817 municípios, Pará de Minas tem um dos escritórios com mais tempo de prestação de serviço contínuo da empresa. A instituição vem contribuindo para o crescimento do setor agropecuário, buscando promover o desenvolvimento sustentável do setor.
Segundo o extensionista da Emater em Pará de Minas, Fábio Alves de Morais, a organização tem um leque de atuações que beneficia todo o estado, de forma especial com ações voltadas para Agricultores familiares e empreendedores familiares rurais.
Fábio Alves
As ações promovidas pela Emater buscam proporcionar à população rural, Silvicultores, agriculturoes, extrativistas e pescadores, assentados da reforma agrária, povos indígenas, remanescentes de quilombos e demais povos e comunidades tradicionais a oportunidade de acessar políticas públicas que são elaboradas para benefício do campo,
Atendendo ate mesmo a população urbana, a empresa oferece serviços de informações, acessória técnica, consultorias ambientais agronômicas e veterinárias, gestão, industrialização e processamento de alimentos.
Fábio ressaltou as ações da instituição em parceria com o homem do campo. Ele deu destaque para a criação do Marketplace “É do Campo”, que funciona como um canal de venda direta, conectando os agricultores familiares de Minas Gerais com os consumidores de todo o país.
Fábio Alves
A Emater também desenvolveu diversos projetos, como o programa “Futuro no Campo”, criado para fomentar o protagonismo do jovem rural e apoiar os processos de sucessão rural.
Outra iniciativa foi o 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras, que contou com a participação de 132 produtores de várias regiões mineiras, sendo 23 deles agricultores familiares.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.