O crescente número de casos de contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV tem assustado os profissionais de saúde de Pará de Minas. Atualmente a Vigilância Epidemiológica tem contabilizados 14 casos de notificação de pessoas que vivem com o vírus e outros 5 casos de adoecimento pela Aids.
No entanto, esse número pode estar subnotificado, já que existe certa resistência por parte da população em realizar teste rápido para identificação desta e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Somente 0,1% da população realiza os testes para identificação e diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Em conversa com o Jornal da Manhã, a enfermeira Karina Merlin destacou que poucas pessoas conhecem sua situação sorológica pela falta do diagnóstico.
Karina Merlin
A profissional da saúde explicou sobre a diferença entre HIV e Aids e os sintomas da doença. Segundo ela, é possível conviver até 5 anos com o vírus sem ter conhecimento.
Karina Merlin
Karina ainda ressaltou que, seguindo todos os tratamentos indicados, é possível ter uma qualidade de vida normal após o diagnóstico, mas é preciso que haja o diagnóstico e tratamento.
Karina Merlin
O teste rápido é gratuito e disponível para todo o público em qualquer unidade de saúde, sem agendamento prévio e sem demais critérios. É importante que a testagem seja feita pelo menos uma vez ao ano.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.