Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Luta por justiça e equidade de direitos marca comemorações do dia da Mulher Advogada

16/12/2024
id="thumb83344" title="Luta por justiça e equidade de direitos marca comemorações do dia da Mulher Advogada" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/973fa-advogado.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb83344' } )"> Highslide JS

Foi celebrado ontem o dia da Mulher Advogada, data que comemora o papel das operadoras do Direito na luta pela justiça. Foi instituída com o objetivo de fortalecer a luta pela equidade de direitos para advogadas. 

De acordo com dados da Ordem dos Advogados do Brasil, atualmente, em todo o país, as mulheres são maioria no campo de atuação do direito. Dos mais de 1 milhão e 400 mil advogados, 736.118 correspondem ao público feminino. 

Embora sejam a maior parte dos profissionais da área jurídica, as mulheres ainda enfrentam diversos desafios em um ambiente bastante masculinizado. A distinção de gênero, o assédio e o preconceito ainda são uma realidade para as operadoras do Direito. 

Quem fala sobre essa realidade é a advogada Elis Tavares. Segundo ela, o machismo estrutural no judiciário é um dos principais entraves para que as mulheres exerçam seu trabalho com dignidade: 

Elis Tavares 

Outra questão levantada diz respeito ao preconceito em relação à maternidade. Por mais que a advogada gestante tenha direitos garantidos por lei, muitas vezes ela pode deixar de ter uma promoção na carreira ou mesmo demandar algum processo judicial promissor pelo simples fato dela estar grávida ou acabado de ter um bebê. 
De acordo com Elis, a principal forma de combater o machismo e a violência de gênero no meio jurídico é falando sobre o assunto. 

Elis Tavares 

A Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, propôs uma cartilha de prerrogativas da mulher advogada, que lista os vários direitos que a mulher advogada possui. É um documento em defesa dos direitos das mulheres de exercer a advocacia sem sofrer qualquer tipo de assédio ou preconceito. 

O trabalho de defesa das prerrogativas das operadoras do direito é ao mesmo tempo um instrumento de valorização da advocacia e de enfrentamento da desigualdade de gênero no exercício profissional. Para as meninas e mulheres que pretendem ingressar na carreira jurídica, Elis ainda deixa um conselho: foco e disciplina são a chave para o sucesso. 

Elis Tavares 

Celebrado desde 2016, o dia 15 de dezembro também homenageia Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher advogada do Brasil. Ela foi a primeira brasileira matriculada no curso de direito e a primeira a concluir o bacharel em 1898. 

Myrthes conseguiu a legitimidade profissional depois de muita luta, ingressando no Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil, atual OAB, em uma época na qual a atividade jurídica era restrita aos homens. 

Fotos: Reprodução sergeitokmakov (pixabay.com) e Arquivo Pessoal




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis