A Defesa Civil Municipal de Pará de Minas, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Meio Ambiente, realizou, nesta semana, uma visita técnica à Mina Subterrânea de extração de agalmatolito da Lamil.
A ação preventiva foi motivada pelas recentes movimentações de uma pilha de rejeitos na mina Turmalina, em Conceição do Pará, além de um afundamento do solo ocorrido em 2023 no estado de Alagoas. Durante a visita, os agentes de segurança conheceram o processo de extração do mineral, além de verificar as condições de segurança das operações de lavra e beneficiamento do produto.
Foram observados, também, possíveis riscos à população residente próximo à mina, além dos riscos ao meio ambiente. As equipes constataram que a empresa opera dentro de padrões rigorosos de segurança, estando devidamente licenciada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e pelos demais órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e pelo controle da atividade.
Outra constatação importante é que a mina não atinge a região dos bairros, estando restrita a área de lavra, autorizada na licença, e o túnel cresce apenas em profundidade e não no sentido horizontal.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Edson Cecílio da Silva, explica que a constatação dos padrões de segurança da única mina subterrânea de agalmatolito do mundo, trazem mais segurança e tranquilidade para a sociedade.
Edson Cecílio
A visita foi acompanhada integralmente pelo Geólogo responsável Técnico pela Mina e pela Consultora Ambiental da Empresa. Todas as dependências da empresa foram analisadas, além dos processos, localização dos tuneis e cuidados com a preservação do meio ambiente, condicionantes para que a empresa mantenha sua licença de operação.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.