O comércio de Pará de Minas já começou o ano enfrentando dificuldades para encontrar trabalhadores. Muitas lojas exibem as placas de “Contrata-se”, mas está difícil preencher essas vagas.
Mesmo com o mercado de trabalho aquecido, seis em cada dez empresas já relatar dificuldades para contratar ou reter trabalhadores. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), a contratação é indicada como o principal desafio na gestão da mão de obra.
Os comerciantes alegam que a falta de compromisso e demanda por salários muito altos tem dificultado a empregabilidade de bons funcionários no setor. É o que comentou Denise Duarte.
Denise Duarte
A chegada da Geração Z ao mercado de trabalho tem intensificado os problemas, mudando as dinâmicas das admissões. Enquanto os empresários precisam da mão de obra jovem, os que estão entrando no mercado de trabalho não se sentem atraídos pelas oportunidades disponíveis.
Alguns motivos alegados são os salários baixos e jornadas exaustivas, além das novas possibilidades, como o uso de aplicativos, que fazem com que esse público busque pelas próprias formas de conseguir renda.
Mesmo com as dificuldades de contratação, dados divulgados pelo IBGE mostram que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,1% no trimestre terminado em novembro do ano passado, sendo a menor taxa da série histórica da pesquisa.
Foto: Eduardo Franco/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.