As novas regras para saber quando será o momento de se aposentar, estipuladas pela Reforma da Previdência aprovada em 2019, já estão em vigor neste ano. Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima foi elevada em seis meses. Neste ano de 2025, a mulher precisaria ter 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição.
As idades vão aumentando seis meses a cada ano. A possibilidade de se aposentar pelo sistema dos pontos (somatória da idade com o tempo de contribuição) também sofreu alterações. Para mulheres, são necessários 92 pontos, com pelo menos 30 anos de contribuição. Para os homens, 102 pontos com 35 anos no sistema do INSS.
Existem outras especificidades para os casos de professores e para as regras de transição de “pedágio” voltadas às pessoas próximas de se aposentar. O Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza ferramenta para que os trabalhadores possam simular o tempo necessário para pedir o benefício, no aplicativo do INSS. Todas as regras podem ser conferidas no site do instituto: meu.inss.gov.br
Há 0 comentários. Comente essa notícia.